FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Segundo Freire (1975), conhecer é apreender o mundo em suas relações, portanto é um processo necessariamente dinâmico no qual, através das ações físicas e mentais, os diferentes sujeitos constroem, em uma interação coletiva, novas formas de se relacionar e compreender o mundo. Nesse sentido, cabe à escola:
I atuar na formação de sujeitos críticos, autônomos e emancipados.
II garantir a formação para o trabalho tendo em conta o crescimento econômico.
III desenvolver estratégias de envolvimento da comunidade escolar na vida da escola.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
I e III.
No Brasil, a década de 1960 foi notadamente marcada pelos movimentos sociais, culturais e pelas lutas políticas de diferentes setores organizados da sociedade que buscavam desenvolver atividades de conscientização das classes populares. Nesse contexto, um novo tipo de artista, participante, ativista e revolucionário, começava a atuar junto a favelas, sindicatos, portas de fábrica, teatros, ruas e paróquias.
A respeito da cultura popular, considere as asserções a seguir.
A cultura popular tem um sentido de arte do povo, isto é, acentua-se na necessidade de pôr em evidência os saberes populares, mas possui também outra acepção: a de ser uma arte revolucionária, de conscientizar o povo para lutar pela transformação social.
PORQUE
A cultura popular não era apenas a cultura que vinha do povo, mas sim que se fazia para o povo, para dar-lhes consciência social e política. Nesse sentido, a cultura popular se apresenta como uma alternativa pedagógica de trabalho político que tem como ponto de partida e chegada os saberes e bens de cultura produzidos nas camadas marginais da sociedade.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Leia, com atenção, o fragmento do poema a seguir.
Tecendo a Manhã
(João Cabral de Melo Neto)
[...]
Um galo sozinho não tece a manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro: de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzam
os fios de sol de seus gritos de galo
para que a manhã, desde uma tela tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
[...]
(Disponível em: acesso em abril de 2020)
Considerando a forma análoga com que a poesia exprime as discussões realizadas sobre educação, sociedade e a relação de mútua implicação entre educação e cultura, é possível afirmar que:
I A educação é um processo uniforme de adequação das competências individuais aos fins políticos e econômicos de uma determinada sociedade.
II A educação é única para todos; existe, portanto, uma única forma de educar com base na necessidade da construção de um modelo de desenvolvimento humano e social.
III A educação traz consigo um sentido coletivo, solidário e compartilhado em que todo o ato de conhecimento é um gesto de criação por meio de uma multiaprendizagem.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
II e III.
III, somente.
I, somente.
I e II.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
Vivemos um momento de transformações estruturais como globalização, revolução tecnológica e formação de blocos econômicos. É necessário democratizar essas informações a fim de dar ao homem condições que lhe permitam entender os contextos históricos, sociais e econômicos em que estão inseridos. Esses pressupostos alicerçam o homem para uma perspectiva de inclusão social, em uma convivência justa, pacífica e de respeito às diferenças.
(PORTO, V. S. P. A educação tem uma função de mudança social, 2017 - com adaptações)
Considerando o texto destacado, avalie as afirmações a seguir.
I No âmbito da relação educação, cultura e sociedade, a escola deve favorecer o uso integrado das mídias sociais, utilizando a informação e o conhecimento de forma crítica e reflexiva.
II No âmbito da relação educação, cultura e sociedade, a escola deve restringir o uso das redes sociais de forma a reduzir as situações de bullying virtual.
III No âmbito da relação educação, cultura e sociedade, a escola deve proteger os processos de ensino‐aprendizagem da dominação política exercida pelas empresas de tecnologia.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
I e II.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
O filósofo Thomas Kuhn afirma que uma teoria se torna um modelo de conhecimento ou um paradigma científico. O paradigma se torna o campo no qual uma ciência trabalha normalmente, sem crises. Em tempos normais, um cientista, diante de um fato ou de um fenômeno ainda não estudado, o explica usando o modelo ou o paradigma científico existente. Em contraposição à ciência normal, ocorre a revolução científica. Uma revolução científica acontece quando o cientista descobre que o paradigma disponível não consegue explicar um fenômeno ou um fato novo, sendo necessário produzir um outro paradigma.
(CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2011, p. 281)
Sobre a relação paradigma e ciência, julgue os itens a seguir.
I O paradigma científico é o campo teórico do cientista porque fornece os parâmetros para a ciência normal.
II A teoria torna-se um modelo de conhecimento porque ela se constitui como uma explicação dos fenômenos para o cientista.
III A revolução científica é um avanço na ciência porque os cientistas sempre descobrem que as teorias anteriores estavam erradas.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
I, somente.
III, somente.
II, somente.
II e III.
Avalie o fragmento a seguir.
[...] a relação professor-aluno se caracteriza como cerimoniosa e vertical, o professor é a autoridade intelectual, moral e detentor do poder de decisão quanto à metodologia, ao conteúdo, à avaliação e à forma de interpretação; o aluno, por sua vez, é apenas ouvinte e depositário do conhecimento transmitido pelo professor.
Considerando as concepções de educação e suas tendências teóricas, o trecho destacado diz respeito à concepção:
liberal de tendência renovadora não-diretiva.
progressista de tendência libertária.
liberal de tendência tradicional.
progressista de tendência histórico-crítica.
liberal de tendência renovadora progressiva.
A concepção inatista de desenvolvimento parte do pressuposto de que os eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais e/ou importantes para o desenvolvimento.
PORQUE
O desenvolvimento é um desdobramento das informações que estão inscritas nas características genéticas do indivíduo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Ao contrário do inatismo-maturacionismo, a teoria ambientalista ou comportamentalista destaca a importância da influência dos fatores externos, ambientais e das experiências sobre o desenvolvimento e construção dos padrões de comportamento. Considerando as bases do interacionismo, julgue os itens abaixo:
I A teoria ambientalista valoriza o ambiente no aprendizado humano, ou seja, a criança desenvolve suas características em função das condições do meio em que vive.
II A teoria ambientalista considera todos os comportamentos espontâneos manifestados pelas crianças no âmbito da imaginação, dos desejos e das fantasias.
III Para os ambientalistas o mais importante são os fatores exógenos, ou seja, aquilo que está fora do indivíduo e que estimula o seu desenvolvimento em diferentes condições de existência.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
II, apenas.
I e III.
I, apenas.
I e II.
Leia, com atenção, a imagem e o texto a seguir.
Em sentido antropológico, não falamos em Cultura, no singular, mas em culturas, no plural, pois a lei, os valores, as crenças, as práticas, as instituições variam de formação social para formação social. Além disso, uma mesma sociedade, por ser temporal e histórica, passa por transformações culturais amplas.
(CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995)
A concepção que perpassa a imagem e o texto parte da premissa de que o respeito à diversidade cultural significa
rechaçar a valorização das diferentes linguagens, manifestações e bens de cultura.
exaltar os elementos de uma cultura como fundamento da superioridade étnica e de classes.
promover a aceitação e a valorização das diferentes linguagens, manifestações e bens de cultura.
incentivar a divisão de classes a fim de reforçar os conflitos étnicos e identitários.
estimular as religiões monoteístas em detrimento da cultura judaico-cristã.
Segundo Brandão, “quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e a pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber”.
(BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O Que é Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981, p. 16)
Sobre a Educação como processo de abertura consciente do conhecimento, julgue os itens a seguir.
I A escola é o espaço formal da transmissão dos conhecimentos, por isso, as práticas pedagógicas e as práticas políticas não se relacionam.
II A escola é o espaço da construção de sentidos e, por isso, a educação é compreendida como instrumento social e ato político.
III Os objetivos e os princípios da educação variam historicamente e, por isso, varia também o sentido da ação educativa como ato político.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
I e III.
No Brasil, a década de 1960 foi notadamente marcada pelos movimentos sociais, culturais e pelas lutas políticas de diferentes setores organizados da sociedade que buscavam desenvolver atividades de conscientização das classes populares. Nesse contexto, um novo tipo de artista, participante, ativista e revolucionário, começava a atuar junto a favelas, sindicatos, portas de fábrica, teatros, ruas e paróquias.
A respeito da cultura popular, considere as asserções a seguir.
A cultura popular tem um sentido de arte do povo, isto é, acentua-se na necessidade de pôr em evidência os saberes populares, mas possui também outra acepção: a de ser uma arte revolucionária, de conscientizar o povo para lutar pela transformação social.
PORQUE
A cultura popular não era apenas a cultura que vinha do povo, mas sim que se fazia para o povo, para dar-lhes consciência social e política. Nesse sentido, a cultura popular se apresenta como uma alternativa pedagógica de trabalho político que tem como ponto de partida e chegada os saberes e bens de cultura produzidos nas camadas marginais da sociedade.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Leia, com atenção, o fragmento do poema a seguir.
Tecendo a Manhã
(João Cabral de Melo Neto)
[...]
Um galo sozinho não tece a manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro: de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzam
os fios de sol de seus gritos de galo
para que a manhã, desde uma tela tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
[...]
(Disponível em: acesso em abril de 2020)
Considerando a forma análoga com que a poesia exprime as discussões realizadas sobre educação, sociedade e a relação de mútua implicação entre educação e cultura, é possível afirmar que:
I A educação é um processo uniforme de adequação das competências individuais aos fins políticos e econômicos de uma determinada sociedade.
II A educação é única para todos; existe, portanto, uma única forma de educar com base na necessidade da construção de um modelo de desenvolvimento humano e social.
III A educação traz consigo um sentido coletivo, solidário e compartilhado em que todo o ato de conhecimento é um gesto de criação por meio de uma multiaprendizagem.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
II e III.
III, somente.
I, somente.
I e II.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
Vivemos um momento de transformações estruturais como globalização, revolução tecnológica e formação de blocos econômicos. É necessário democratizar essas informações a fim de dar ao homem condições que lhe permitam entender os contextos históricos, sociais e econômicos em que estão inseridos. Esses pressupostos alicerçam o homem para uma perspectiva de inclusão social, em uma convivência justa, pacífica e de respeito às diferenças.
(PORTO, V. S. P. A educação tem uma função de mudança social, 2017 - com adaptações)
Considerando o texto destacado, avalie as afirmações a seguir.
I No âmbito da relação educação, cultura e sociedade, a escola deve favorecer o uso integrado das mídias sociais, utilizando a informação e o conhecimento de forma crítica e reflexiva.
II No âmbito da relação educação, cultura e sociedade, a escola deve restringir o uso das redes sociais de forma a reduzir as situações de bullying virtual.
III No âmbito da relação educação, cultura e sociedade, a escola deve proteger os processos de ensino‐aprendizagem da dominação política exercida pelas empresas de tecnologia.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
I e II.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
O filósofo Thomas Kuhn afirma que uma teoria se torna um modelo de conhecimento ou um paradigma científico. O paradigma se torna o campo no qual uma ciência trabalha normalmente, sem crises. Em tempos normais, um cientista, diante de um fato ou de um fenômeno ainda não estudado, o explica usando o modelo ou o paradigma científico existente. Em contraposição à ciência normal, ocorre a revolução científica. Uma revolução científica acontece quando o cientista descobre que o paradigma disponível não consegue explicar um fenômeno ou um fato novo, sendo necessário produzir um outro paradigma.
(CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2011, p. 281)
Sobre a relação paradigma e ciência, julgue os itens a seguir.
I O paradigma científico é o campo teórico do cientista porque fornece os parâmetros para a ciência normal.
II A teoria torna-se um modelo de conhecimento porque ela se constitui como uma explicação dos fenômenos para o cientista.
III A revolução científica é um avanço na ciência porque os cientistas sempre descobrem que as teorias anteriores estavam erradas.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
I, somente.
III, somente.
II, somente.
II e III.
Avalie o fragmento a seguir.
[...] a relação professor-aluno se caracteriza como cerimoniosa e vertical, o professor é a autoridade intelectual, moral e detentor do poder de decisão quanto à metodologia, ao conteúdo, à avaliação e à forma de interpretação; o aluno, por sua vez, é apenas ouvinte e depositário do conhecimento transmitido pelo professor.
Considerando as concepções de educação e suas tendências teóricas, o trecho destacado diz respeito à concepção:
liberal de tendência renovadora não-diretiva.
progressista de tendência libertária.
liberal de tendência tradicional.
progressista de tendência histórico-crítica.
liberal de tendência renovadora progressiva.
A concepção inatista de desenvolvimento parte do pressuposto de que os eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais e/ou importantes para o desenvolvimento.
PORQUE
O desenvolvimento é um desdobramento das informações que estão inscritas nas características genéticas do indivíduo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Ao contrário do inatismo-maturacionismo, a teoria ambientalista ou comportamentalista destaca a importância da influência dos fatores externos, ambientais e das experiências sobre o desenvolvimento e construção dos padrões de comportamento. Considerando as bases do interacionismo, julgue os itens abaixo:
I A teoria ambientalista valoriza o ambiente no aprendizado humano, ou seja, a criança desenvolve suas características em função das condições do meio em que vive.
II A teoria ambientalista considera todos os comportamentos espontâneos manifestados pelas crianças no âmbito da imaginação, dos desejos e das fantasias.
III Para os ambientalistas o mais importante são os fatores exógenos, ou seja, aquilo que está fora do indivíduo e que estimula o seu desenvolvimento em diferentes condições de existência.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
II, apenas.
I e III.
I, apenas.
I e II.
Leia, com atenção, a imagem e o texto a seguir.
Em sentido antropológico, não falamos em Cultura, no singular, mas em culturas, no plural, pois a lei, os valores, as crenças, as práticas, as instituições variam de formação social para formação social. Além disso, uma mesma sociedade, por ser temporal e histórica, passa por transformações culturais amplas.
(CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995)
A concepção que perpassa a imagem e o texto parte da premissa de que o respeito à diversidade cultural significa
rechaçar a valorização das diferentes linguagens, manifestações e bens de cultura.
exaltar os elementos de uma cultura como fundamento da superioridade étnica e de classes.
promover a aceitação e a valorização das diferentes linguagens, manifestações e bens de cultura.
incentivar a divisão de classes a fim de reforçar os conflitos étnicos e identitários.
estimular as religiões monoteístas em detrimento da cultura judaico-cristã.
Segundo Brandão, “quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e a pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber”.
(BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O Que é Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981, p. 16)
Sobre a Educação como processo de abertura consciente do conhecimento, julgue os itens a seguir.
I A escola é o espaço formal da transmissão dos conhecimentos, por isso, as práticas pedagógicas e as práticas políticas não se relacionam.
II A escola é o espaço da construção de sentidos e, por isso, a educação é compreendida como instrumento social e ato político.
III Os objetivos e os princípios da educação variam historicamente e, por isso, varia também o sentido da ação educativa como ato político.
Está CORRETO o que se afirma em:
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Leia, com atenção, o fragmento do poema a seguir.
Tecendo a Manhã
(João Cabral de Melo Neto)
[...]
Um galo sozinho não tece a manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro: de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzam
os fios de sol de seus gritos de galo
para que a manhã, desde uma tela tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
[...]
(Disponível em: acesso em abril de 2020)
Considerando a forma análoga com que a poesia exprime as discussões realizadas sobre educação, sociedade e a relação de mútua implicação entre educação e cultura, é possível afirmar que:
I A educação é um processo uniforme de adequação das competências individuais aos fins políticos e econômicos de uma determinada sociedade.
II A educação é única para todos; existe, portanto, uma única forma de educar com base na necessidade da construção de um modelo de desenvolvimento humano e social.
III A educação traz consigo um sentido coletivo, solidário e compartilhado em que todo o ato de conhecimento é um gesto de criação por meio de uma multiaprendizagem.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
II e III.
III, somente.
I, somente.
I e II.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
Vivemos um momento de transformações estruturais como globalização, revolução tecnológica e formação de blocos econômicos. É necessário democratizar essas informações a fim de dar ao homem condições que lhe permitam entender os contextos históricos, sociais e econômicos em que estão inseridos. Esses pressupostos alicerçam o homem para uma perspectiva de inclusão social, em uma convivência justa, pacífica e de respeito às diferenças.
(PORTO, V. S. P. A educação tem uma função de mudança social, 2017 - com adaptações)
Considerando o texto destacado, avalie as afirmações a seguir.
I No âmbito da relação educação, cultura e sociedade, a escola deve favorecer o uso integrado das mídias sociais, utilizando a informação e o conhecimento de forma crítica e reflexiva.
II No âmbito da relação educação, cultura e sociedade, a escola deve restringir o uso das redes sociais de forma a reduzir as situações de bullying virtual.
III No âmbito da relação educação, cultura e sociedade, a escola deve proteger os processos de ensino‐aprendizagem da dominação política exercida pelas empresas de tecnologia.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
I e II.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
O filósofo Thomas Kuhn afirma que uma teoria se torna um modelo de conhecimento ou um paradigma científico. O paradigma se torna o campo no qual uma ciência trabalha normalmente, sem crises. Em tempos normais, um cientista, diante de um fato ou de um fenômeno ainda não estudado, o explica usando o modelo ou o paradigma científico existente. Em contraposição à ciência normal, ocorre a revolução científica. Uma revolução científica acontece quando o cientista descobre que o paradigma disponível não consegue explicar um fenômeno ou um fato novo, sendo necessário produzir um outro paradigma.
(CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2011, p. 281)
Sobre a relação paradigma e ciência, julgue os itens a seguir.
I O paradigma científico é o campo teórico do cientista porque fornece os parâmetros para a ciência normal.
II A teoria torna-se um modelo de conhecimento porque ela se constitui como uma explicação dos fenômenos para o cientista.
III A revolução científica é um avanço na ciência porque os cientistas sempre descobrem que as teorias anteriores estavam erradas.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
I, somente.
III, somente.
II, somente.
II e III.
Avalie o fragmento a seguir.
[...] a relação professor-aluno se caracteriza como cerimoniosa e vertical, o professor é a autoridade intelectual, moral e detentor do poder de decisão quanto à metodologia, ao conteúdo, à avaliação e à forma de interpretação; o aluno, por sua vez, é apenas ouvinte e depositário do conhecimento transmitido pelo professor.
Considerando as concepções de educação e suas tendências teóricas, o trecho destacado diz respeito à concepção:
liberal de tendência renovadora não-diretiva.
progressista de tendência libertária.
liberal de tendência tradicional.
progressista de tendência histórico-crítica.
liberal de tendência renovadora progressiva.
A concepção inatista de desenvolvimento parte do pressuposto de que os eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais e/ou importantes para o desenvolvimento.
PORQUE
O desenvolvimento é um desdobramento das informações que estão inscritas nas características genéticas do indivíduo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Ao contrário do inatismo-maturacionismo, a teoria ambientalista ou comportamentalista destaca a importância da influência dos fatores externos, ambientais e das experiências sobre o desenvolvimento e construção dos padrões de comportamento. Considerando as bases do interacionismo, julgue os itens abaixo:
I A teoria ambientalista valoriza o ambiente no aprendizado humano, ou seja, a criança desenvolve suas características em função das condições do meio em que vive.
II A teoria ambientalista considera todos os comportamentos espontâneos manifestados pelas crianças no âmbito da imaginação, dos desejos e das fantasias.
III Para os ambientalistas o mais importante são os fatores exógenos, ou seja, aquilo que está fora do indivíduo e que estimula o seu desenvolvimento em diferentes condições de existência.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
II, apenas.
I e III.
I, apenas.
I e II.
Leia, com atenção, a imagem e o texto a seguir.
Em sentido antropológico, não falamos em Cultura, no singular, mas em culturas, no plural, pois a lei, os valores, as crenças, as práticas, as instituições variam de formação social para formação social. Além disso, uma mesma sociedade, por ser temporal e histórica, passa por transformações culturais amplas.
(CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995)
A concepção que perpassa a imagem e o texto parte da premissa de que o respeito à diversidade cultural significa
rechaçar a valorização das diferentes linguagens, manifestações e bens de cultura.
exaltar os elementos de uma cultura como fundamento da superioridade étnica e de classes.
promover a aceitação e a valorização das diferentes linguagens, manifestações e bens de cultura.
incentivar a divisão de classes a fim de reforçar os conflitos étnicos e identitários.
estimular as religiões monoteístas em detrimento da cultura judaico-cristã.
Segundo Brandão, “quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e a pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber”.
(BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O Que é Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981, p. 16)
Sobre a Educação como processo de abertura consciente do conhecimento, julgue os itens a seguir.
I A escola é o espaço formal da transmissão dos conhecimentos, por isso, as práticas pedagógicas e as práticas políticas não se relacionam.
II A escola é o espaço da construção de sentidos e, por isso, a educação é compreendida como instrumento social e ato político.
III Os objetivos e os princípios da educação variam historicamente e, por isso, varia também o sentido da ação educativa como ato político.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
II e III.
III, somente.
I, somente.
I e II.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
Vivemos um momento de transformações estruturais como globalização, revolução tecnológica e formação de blocos econômicos. É necessário democratizar essas informações a fim de dar ao homem condições que lhe permitam entender os contextos históricos, sociais e econômicos em que estão inseridos. Esses pressupostos alicerçam o homem para uma perspectiva de inclusão social, em uma convivência justa, pacífica e de respeito às diferenças.
(PORTO, V. S. P. A educação tem uma função de mudança social, 2017 - com adaptações)
Considerando o texto destacado, avalie as afirmações a seguir.
I No âmbito da relação educação, cultura e sociedade, a escola deve favorecer o uso integrado das mídias sociais, utilizando a informação e o conhecimento de forma crítica e reflexiva.
II No âmbito da relação educação, cultura e sociedade, a escola deve restringir o uso das redes sociais de forma a reduzir as situações de bullying virtual.
III No âmbito da relação educação, cultura e sociedade, a escola deve proteger os processos de ensino‐aprendizagem da dominação política exercida pelas empresas de tecnologia.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
I e II.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
O filósofo Thomas Kuhn afirma que uma teoria se torna um modelo de conhecimento ou um paradigma científico. O paradigma se torna o campo no qual uma ciência trabalha normalmente, sem crises. Em tempos normais, um cientista, diante de um fato ou de um fenômeno ainda não estudado, o explica usando o modelo ou o paradigma científico existente. Em contraposição à ciência normal, ocorre a revolução científica. Uma revolução científica acontece quando o cientista descobre que o paradigma disponível não consegue explicar um fenômeno ou um fato novo, sendo necessário produzir um outro paradigma.
(CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2011, p. 281)
Sobre a relação paradigma e ciência, julgue os itens a seguir.
I O paradigma científico é o campo teórico do cientista porque fornece os parâmetros para a ciência normal.
II A teoria torna-se um modelo de conhecimento porque ela se constitui como uma explicação dos fenômenos para o cientista.
III A revolução científica é um avanço na ciência porque os cientistas sempre descobrem que as teorias anteriores estavam erradas.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
I, somente.
III, somente.
II, somente.
II e III.
Avalie o fragmento a seguir.
[...] a relação professor-aluno se caracteriza como cerimoniosa e vertical, o professor é a autoridade intelectual, moral e detentor do poder de decisão quanto à metodologia, ao conteúdo, à avaliação e à forma de interpretação; o aluno, por sua vez, é apenas ouvinte e depositário do conhecimento transmitido pelo professor.
Considerando as concepções de educação e suas tendências teóricas, o trecho destacado diz respeito à concepção:
liberal de tendência renovadora não-diretiva.
progressista de tendência libertária.
liberal de tendência tradicional.
progressista de tendência histórico-crítica.
liberal de tendência renovadora progressiva.
A concepção inatista de desenvolvimento parte do pressuposto de que os eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais e/ou importantes para o desenvolvimento.
PORQUE
O desenvolvimento é um desdobramento das informações que estão inscritas nas características genéticas do indivíduo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Ao contrário do inatismo-maturacionismo, a teoria ambientalista ou comportamentalista destaca a importância da influência dos fatores externos, ambientais e das experiências sobre o desenvolvimento e construção dos padrões de comportamento. Considerando as bases do interacionismo, julgue os itens abaixo:
I A teoria ambientalista valoriza o ambiente no aprendizado humano, ou seja, a criança desenvolve suas características em função das condições do meio em que vive.
II A teoria ambientalista considera todos os comportamentos espontâneos manifestados pelas crianças no âmbito da imaginação, dos desejos e das fantasias.
III Para os ambientalistas o mais importante são os fatores exógenos, ou seja, aquilo que está fora do indivíduo e que estimula o seu desenvolvimento em diferentes condições de existência.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
II, apenas.
I e III.
I, apenas.
I e II.
Leia, com atenção, a imagem e o texto a seguir.
Em sentido antropológico, não falamos em Cultura, no singular, mas em culturas, no plural, pois a lei, os valores, as crenças, as práticas, as instituições variam de formação social para formação social. Além disso, uma mesma sociedade, por ser temporal e histórica, passa por transformações culturais amplas.
(CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995)
A concepção que perpassa a imagem e o texto parte da premissa de que o respeito à diversidade cultural significa
rechaçar a valorização das diferentes linguagens, manifestações e bens de cultura.
exaltar os elementos de uma cultura como fundamento da superioridade étnica e de classes.
promover a aceitação e a valorização das diferentes linguagens, manifestações e bens de cultura.
incentivar a divisão de classes a fim de reforçar os conflitos étnicos e identitários.
estimular as religiões monoteístas em detrimento da cultura judaico-cristã.
Segundo Brandão, “quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e a pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber”.
(BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O Que é Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981, p. 16)
Sobre a Educação como processo de abertura consciente do conhecimento, julgue os itens a seguir.
I A escola é o espaço formal da transmissão dos conhecimentos, por isso, as práticas pedagógicas e as práticas políticas não se relacionam.
II A escola é o espaço da construção de sentidos e, por isso, a educação é compreendida como instrumento social e ato político.
III Os objetivos e os princípios da educação variam historicamente e, por isso, varia também o sentido da ação educativa como ato político.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
I e II.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
O filósofo Thomas Kuhn afirma que uma teoria se torna um modelo de conhecimento ou um paradigma científico. O paradigma se torna o campo no qual uma ciência trabalha normalmente, sem crises. Em tempos normais, um cientista, diante de um fato ou de um fenômeno ainda não estudado, o explica usando o modelo ou o paradigma científico existente. Em contraposição à ciência normal, ocorre a revolução científica. Uma revolução científica acontece quando o cientista descobre que o paradigma disponível não consegue explicar um fenômeno ou um fato novo, sendo necessário produzir um outro paradigma.
(CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2011, p. 281)
Sobre a relação paradigma e ciência, julgue os itens a seguir.
I O paradigma científico é o campo teórico do cientista porque fornece os parâmetros para a ciência normal.
II A teoria torna-se um modelo de conhecimento porque ela se constitui como uma explicação dos fenômenos para o cientista.
III A revolução científica é um avanço na ciência porque os cientistas sempre descobrem que as teorias anteriores estavam erradas.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
I, somente.
III, somente.
II, somente.
II e III.
Avalie o fragmento a seguir.
[...] a relação professor-aluno se caracteriza como cerimoniosa e vertical, o professor é a autoridade intelectual, moral e detentor do poder de decisão quanto à metodologia, ao conteúdo, à avaliação e à forma de interpretação; o aluno, por sua vez, é apenas ouvinte e depositário do conhecimento transmitido pelo professor.
Considerando as concepções de educação e suas tendências teóricas, o trecho destacado diz respeito à concepção:
liberal de tendência renovadora não-diretiva.
progressista de tendência libertária.
liberal de tendência tradicional.
progressista de tendência histórico-crítica.
liberal de tendência renovadora progressiva.
A concepção inatista de desenvolvimento parte do pressuposto de que os eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais e/ou importantes para o desenvolvimento.
PORQUE
O desenvolvimento é um desdobramento das informações que estão inscritas nas características genéticas do indivíduo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Ao contrário do inatismo-maturacionismo, a teoria ambientalista ou comportamentalista destaca a importância da influência dos fatores externos, ambientais e das experiências sobre o desenvolvimento e construção dos padrões de comportamento. Considerando as bases do interacionismo, julgue os itens abaixo:
I A teoria ambientalista valoriza o ambiente no aprendizado humano, ou seja, a criança desenvolve suas características em função das condições do meio em que vive.
II A teoria ambientalista considera todos os comportamentos espontâneos manifestados pelas crianças no âmbito da imaginação, dos desejos e das fantasias.
III Para os ambientalistas o mais importante são os fatores exógenos, ou seja, aquilo que está fora do indivíduo e que estimula o seu desenvolvimento em diferentes condições de existência.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
II, apenas.
I e III.
I, apenas.
I e II.
Leia, com atenção, a imagem e o texto a seguir.
Em sentido antropológico, não falamos em Cultura, no singular, mas em culturas, no plural, pois a lei, os valores, as crenças, as práticas, as instituições variam de formação social para formação social. Além disso, uma mesma sociedade, por ser temporal e histórica, passa por transformações culturais amplas.
(CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995)
A concepção que perpassa a imagem e o texto parte da premissa de que o respeito à diversidade cultural significa
rechaçar a valorização das diferentes linguagens, manifestações e bens de cultura.
exaltar os elementos de uma cultura como fundamento da superioridade étnica e de classes.
promover a aceitação e a valorização das diferentes linguagens, manifestações e bens de cultura.
incentivar a divisão de classes a fim de reforçar os conflitos étnicos e identitários.
estimular as religiões monoteístas em detrimento da cultura judaico-cristã.
Segundo Brandão, “quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e a pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber”.
(BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O Que é Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981, p. 16)
Sobre a Educação como processo de abertura consciente do conhecimento, julgue os itens a seguir.
I A escola é o espaço formal da transmissão dos conhecimentos, por isso, as práticas pedagógicas e as práticas políticas não se relacionam.
II A escola é o espaço da construção de sentidos e, por isso, a educação é compreendida como instrumento social e ato político.
III Os objetivos e os princípios da educação variam historicamente e, por isso, varia também o sentido da ação educativa como ato político.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
I, somente.
III, somente.
II, somente.
II e III.
Avalie o fragmento a seguir.
[...] a relação professor-aluno se caracteriza como cerimoniosa e vertical, o professor é a autoridade intelectual, moral e detentor do poder de decisão quanto à metodologia, ao conteúdo, à avaliação e à forma de interpretação; o aluno, por sua vez, é apenas ouvinte e depositário do conhecimento transmitido pelo professor.
Considerando as concepções de educação e suas tendências teóricas, o trecho destacado diz respeito à concepção:
liberal de tendência renovadora não-diretiva.
progressista de tendência libertária.
liberal de tendência tradicional.
progressista de tendência histórico-crítica.
liberal de tendência renovadora progressiva.
A concepção inatista de desenvolvimento parte do pressuposto de que os eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais e/ou importantes para o desenvolvimento.
PORQUE
O desenvolvimento é um desdobramento das informações que estão inscritas nas características genéticas do indivíduo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Ao contrário do inatismo-maturacionismo, a teoria ambientalista ou comportamentalista destaca a importância da influência dos fatores externos, ambientais e das experiências sobre o desenvolvimento e construção dos padrões de comportamento. Considerando as bases do interacionismo, julgue os itens abaixo:
I A teoria ambientalista valoriza o ambiente no aprendizado humano, ou seja, a criança desenvolve suas características em função das condições do meio em que vive.
II A teoria ambientalista considera todos os comportamentos espontâneos manifestados pelas crianças no âmbito da imaginação, dos desejos e das fantasias.
III Para os ambientalistas o mais importante são os fatores exógenos, ou seja, aquilo que está fora do indivíduo e que estimula o seu desenvolvimento em diferentes condições de existência.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
II, apenas.
I e III.
I, apenas.
I e II.
Leia, com atenção, a imagem e o texto a seguir.
Em sentido antropológico, não falamos em Cultura, no singular, mas em culturas, no plural, pois a lei, os valores, as crenças, as práticas, as instituições variam de formação social para formação social. Além disso, uma mesma sociedade, por ser temporal e histórica, passa por transformações culturais amplas.
(CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995)
A concepção que perpassa a imagem e o texto parte da premissa de que o respeito à diversidade cultural significa
rechaçar a valorização das diferentes linguagens, manifestações e bens de cultura.
exaltar os elementos de uma cultura como fundamento da superioridade étnica e de classes.
promover a aceitação e a valorização das diferentes linguagens, manifestações e bens de cultura.
incentivar a divisão de classes a fim de reforçar os conflitos étnicos e identitários.
estimular as religiões monoteístas em detrimento da cultura judaico-cristã.
Segundo Brandão, “quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e a pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber”.
(BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O Que é Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981, p. 16)
Sobre a Educação como processo de abertura consciente do conhecimento, julgue os itens a seguir.
I A escola é o espaço formal da transmissão dos conhecimentos, por isso, as práticas pedagógicas e as práticas políticas não se relacionam.
II A escola é o espaço da construção de sentidos e, por isso, a educação é compreendida como instrumento social e ato político.
III Os objetivos e os princípios da educação variam historicamente e, por isso, varia também o sentido da ação educativa como ato político.
Está CORRETO o que se afirma em:
liberal de tendência renovadora não-diretiva.
progressista de tendência libertária.
liberal de tendência tradicional.
progressista de tendência histórico-crítica.
liberal de tendência renovadora progressiva.
A concepção inatista de desenvolvimento parte do pressuposto de que os eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais e/ou importantes para o desenvolvimento.
PORQUE
O desenvolvimento é um desdobramento das informações que estão inscritas nas características genéticas do indivíduo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Ao contrário do inatismo-maturacionismo, a teoria ambientalista ou comportamentalista destaca a importância da influência dos fatores externos, ambientais e das experiências sobre o desenvolvimento e construção dos padrões de comportamento. Considerando as bases do interacionismo, julgue os itens abaixo:
I A teoria ambientalista valoriza o ambiente no aprendizado humano, ou seja, a criança desenvolve suas características em função das condições do meio em que vive.
II A teoria ambientalista considera todos os comportamentos espontâneos manifestados pelas crianças no âmbito da imaginação, dos desejos e das fantasias.
III Para os ambientalistas o mais importante são os fatores exógenos, ou seja, aquilo que está fora do indivíduo e que estimula o seu desenvolvimento em diferentes condições de existência.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
II, apenas.
I e III.
I, apenas.
I e II.
Leia, com atenção, a imagem e o texto a seguir.
Em sentido antropológico, não falamos em Cultura, no singular, mas em culturas, no plural, pois a lei, os valores, as crenças, as práticas, as instituições variam de formação social para formação social. Além disso, uma mesma sociedade, por ser temporal e histórica, passa por transformações culturais amplas.
(CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995)
A concepção que perpassa a imagem e o texto parte da premissa de que o respeito à diversidade cultural significa
rechaçar a valorização das diferentes linguagens, manifestações e bens de cultura.
exaltar os elementos de uma cultura como fundamento da superioridade étnica e de classes.
promover a aceitação e a valorização das diferentes linguagens, manifestações e bens de cultura.
incentivar a divisão de classes a fim de reforçar os conflitos étnicos e identitários.
estimular as religiões monoteístas em detrimento da cultura judaico-cristã.
Segundo Brandão, “quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e a pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber”.
(BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O Que é Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981, p. 16)
Sobre a Educação como processo de abertura consciente do conhecimento, julgue os itens a seguir.
I A escola é o espaço formal da transmissão dos conhecimentos, por isso, as práticas pedagógicas e as práticas políticas não se relacionam.
II A escola é o espaço da construção de sentidos e, por isso, a educação é compreendida como instrumento social e ato político.
III Os objetivos e os princípios da educação variam historicamente e, por isso, varia também o sentido da ação educativa como ato político.
Está CORRETO o que se afirma em:
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Ao contrário do inatismo-maturacionismo, a teoria ambientalista ou comportamentalista destaca a importância da influência dos fatores externos, ambientais e das experiências sobre o desenvolvimento e construção dos padrões de comportamento. Considerando as bases do interacionismo, julgue os itens abaixo:
I A teoria ambientalista valoriza o ambiente no aprendizado humano, ou seja, a criança desenvolve suas características em função das condições do meio em que vive.
II A teoria ambientalista considera todos os comportamentos espontâneos manifestados pelas crianças no âmbito da imaginação, dos desejos e das fantasias.
III Para os ambientalistas o mais importante são os fatores exógenos, ou seja, aquilo que está fora do indivíduo e que estimula o seu desenvolvimento em diferentes condições de existência.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
II, apenas.
I e III.
I, apenas.
I e II.
Leia, com atenção, a imagem e o texto a seguir.
Em sentido antropológico, não falamos em Cultura, no singular, mas em culturas, no plural, pois a lei, os valores, as crenças, as práticas, as instituições variam de formação social para formação social. Além disso, uma mesma sociedade, por ser temporal e histórica, passa por transformações culturais amplas.
(CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995)
A concepção que perpassa a imagem e o texto parte da premissa de que o respeito à diversidade cultural significa
rechaçar a valorização das diferentes linguagens, manifestações e bens de cultura.
exaltar os elementos de uma cultura como fundamento da superioridade étnica e de classes.
promover a aceitação e a valorização das diferentes linguagens, manifestações e bens de cultura.
incentivar a divisão de classes a fim de reforçar os conflitos étnicos e identitários.
estimular as religiões monoteístas em detrimento da cultura judaico-cristã.
Segundo Brandão, “quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e a pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber”.
(BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O Que é Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981, p. 16)
Sobre a Educação como processo de abertura consciente do conhecimento, julgue os itens a seguir.
I A escola é o espaço formal da transmissão dos conhecimentos, por isso, as práticas pedagógicas e as práticas políticas não se relacionam.
II A escola é o espaço da construção de sentidos e, por isso, a educação é compreendida como instrumento social e ato político.
III Os objetivos e os princípios da educação variam historicamente e, por isso, varia também o sentido da ação educativa como ato político.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
II, apenas.
I e III.
I, apenas.
I e II.
Leia, com atenção, a imagem e o texto a seguir.
Em sentido antropológico, não falamos em Cultura, no singular, mas em culturas, no plural, pois a lei, os valores, as crenças, as práticas, as instituições variam de formação social para formação social. Além disso, uma mesma sociedade, por ser temporal e histórica, passa por transformações culturais amplas.
(CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995)
A concepção que perpassa a imagem e o texto parte da premissa de que o respeito à diversidade cultural significa
rechaçar a valorização das diferentes linguagens, manifestações e bens de cultura.
exaltar os elementos de uma cultura como fundamento da superioridade étnica e de classes.
promover a aceitação e a valorização das diferentes linguagens, manifestações e bens de cultura.
incentivar a divisão de classes a fim de reforçar os conflitos étnicos e identitários.
estimular as religiões monoteístas em detrimento da cultura judaico-cristã.
Segundo Brandão, “quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e a pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber”.
(BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O Que é Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981, p. 16)
Sobre a Educação como processo de abertura consciente do conhecimento, julgue os itens a seguir.
I A escola é o espaço formal da transmissão dos conhecimentos, por isso, as práticas pedagógicas e as práticas políticas não se relacionam.
II A escola é o espaço da construção de sentidos e, por isso, a educação é compreendida como instrumento social e ato político.
III Os objetivos e os princípios da educação variam historicamente e, por isso, varia também o sentido da ação educativa como ato político.
Está CORRETO o que se afirma em:
rechaçar a valorização das diferentes linguagens, manifestações e bens de cultura.
exaltar os elementos de uma cultura como fundamento da superioridade étnica e de classes.
promover a aceitação e a valorização das diferentes linguagens, manifestações e bens de cultura.
incentivar a divisão de classes a fim de reforçar os conflitos étnicos e identitários.
estimular as religiões monoteístas em detrimento da cultura judaico-cristã.